O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos avançou de 52,0 em janeiro para 52,5 na leitura final de fevereiro, informou nesta terça-feira (5) a S&P Global. Analistas ouvidos pela FactSet previam queda, para 51,4.
No setor de serviços, o PMI recuou de 52,5 em janeiro para 52,3 em fevereiro, enquanto a expectativa do consenso LSEG de analistas era de um recuo para 50,0.
Ao avaliar o PMI composto, a S&P Global diz notar uma perda de fôlego disseminada nas pressões sobre os custos na pesquisa.
Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Para Chris Williamson, economista chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, os setores produtores de bens e serviços americanos estão relatando coletivamente o crescimento mais acentuado desde junho passado, sugerindo em mais um trimestre de crescimento sólido do PIB.
“A aceleração ocorreu apesar de um arrefecimento do crescimento nos serviços financeiros, ligado à recente retração nas expectativas de redução das taxas de juros. A procura de bens de consumo e serviços, no entanto, aumentou ainda mais em fevereiro, num contexto de abrandamento da crise do custo de vida e de condições saudáveis no mercado de trabalho, o que significa que os consumidores estão mais uma vez na vanguarda da expansão econômica”, afirmou em nota
Para ele, uma preocupação é que, juntamente com este crescimento mais rápido, a pesquisa tenha mostrado o renascimento das pressões sobre os preços. Embora os preços médios ainda estejam subindo a uma das taxas mais lentas observadas nos últimos quatro anos, a taxa de inflação aumentou tanto para bens como para serviços em fevereiro”, disse.