A revista Exame divulgou o ranking Exame Casual 2025, uma lista com os 100 melhores nomes da gastronomia e coquetelaria do Brasil. Em abril, foi publicado o ranking de restaurantes, e em agosto saiu a lista de bares — e Salvador se destacou em ambas.
Em sua quarta edição, a lista destaca a rica gastronomia do país, representada por estabelecimentos de 23 cidades de todas as cinco regiões. Foi de Salvador o restaurante eleito o melhor do país, oito baianos figuram na lista: O Origem, primeiro restaurante na capital baiana a apostar exclusivamente no formato menu degustação; o Manga, do criativo casal Dante e Kafe Bassi, no Rio Vermelho; Dona Mariquita, da chef Leila Carreiro; o Orí, também do Grupo Origem; o Bóia, do chef Kaywa Hilton, no Horto Florestal; o Amado, do chef Edinho Engel, com menu coassinado por Danilo Fernandes; Casa de Tereza, da chef Tereza Paim; e o Preta, na Ilha dos Frades.
Já o ranking de bares está em seu terceiro ano. Os bares que aparecem na lista abrangem diferentes categorias: de coquetéis elaborados a chopes bem tirados, de casas dedicadas ao vinho às que servem apenas cachaça. Entre os bares escolhidos estão representadas 17 cidades brasileiras, Salvador emplacou cinco endereços na lista: o Megiro e o MiniBar Gem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca; o Purgatório, speakeasy comandado pelo bartender Jonatan Albuquerque, segue consolidando seu reconhecimento; o Pirambeira, novo projeto do mesmo grupo do Purgatório; e o tradicional Velho Espanha, um verdadeiro ícone da boemia local.
Confira o que Gilson Garrett Jr., Júlia Storch e Paula Calçade, responsáveis pelo ranking nacional Exame Casual 2025, dizem sobre cada experiência a seguir.
Vá conhecer cada um: Restaurantes
Origem
Segundo a EXAME, os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, à frente do restaurante Origem em Salvador, lideram a alta gastronomia baiana com um menu degustação inovador. A série mais recente, “Nossas Heranças”, reflete sobre desigualdades históricas e valoriza a culinária como resistência e liberdade, homenageando povos originários e as quituteiras baianas. Entre os pratos, destacam-se a carne de sol com lentilha beluga e farofa de beiju e o cabrito com purê de abóbora defumada. Após conquistar o 2º lugar no ranking anterior, o Origem alcançou o 1º lugar entre os melhores restaurantes do Brasil em 2025. Leia a matéria completa neste link.
Serviço:
Restaurante Origem
@restauranteorigem
Alameda das Algarobas, 74, Caminho das Árvores, Salvador.
Funcionamento: De terça a sábado, das 18h30 à meia-noite.
Manga
O Manga, do criativo casal Kafe e Dante Bassi, no Rio Vermelho, aparece na 9ª posição, no Top 10, com 12 votos. O menu degustação, com nove tempos, reflete a união das duas culturas – ela alemã, ele baiano – com pratos como olho de boi na brasa, lentilha com açafrão, bertalha, mangalô e tapioca. O Manga se destaca pela valorização de alimentos orgânicos e pelo uso de processos feitos na casa, como a arte da charcutaria, que inclui presunto, pastrami, língua defumada, lardo e outros embutidos produzidos no próprio restaurante.
Serviço:
Restaurante Manga
@mangarestaurante
Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho, Salvador.
Funcionamento: De terça a sexta, no jantar; sábado, no almoço e no jantar.
Terça a sexta das 19h às 22h30. Sábados das 12:30 às 15h e das 19h às 22h30
Reservas: WhatsApp: (71)98461 3012
Dona Mariquita
O Dona Mariquita, da chef Leila Carreiro, celebra 20 anos resgatando a essência da gastronomia baiana. Fundado em 2006, o restaurante valoriza sabores ancestrais das tradições indígena, africana e sertaneja, com pratos icônicos como acarajé e moqueca. Agora em nova casa à beira da Baía de Todos-os-Santos, no Comércio, segue como referência em comida de raiz e cultura baiana.
Serviço:
Dona Mariquita
@donamariquita
Rua do Meio, 178, Rio Vermelho, Salvador.
Funcionamento: Abre de segunda a domingo das 12h às 17h.
WhatsApp 7199253-0001 (Não fazem reservas)
Dona Mariquita Casa de Veraneio
@donamariquita_casadeveraneio
Funcionamento: De segunda a domingo, de 12h às 17h
Av. da França s/n – Comércio, Salvador, Bahia, Brasil cep 40.010.010
Reservas e dúvidas no (71) 992325451
Restaurante Orí
O Orí, também do Grupo Origem, aberto em 2018 no Horto Florestal pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, é a versão mais casual do Origem. O restaurante valoriza ingredientes simples da culinária baiana em pratos criativos, como o abarajé (abará + acarajé com vatapá), torresmo de polvo com chouriço e baião de dois de lagosta com farofa de tapioca.
Serviço:
Restaurante ORÍ
@orisalvador
Avenida Santa Luzia 656, loja 11, Horto Florestal, Salvador.
Funcionamento: Terça, das 19h às 23h; de quarta a sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h; domingo, das 12h às 17h.
Tel (71) 3276-3140.
Bóia Cozinha do Mar
O Boia, agora no Horto Florestal sob comando do chef Kaywa Hilton, celebra a gastronomia litorânea com frutos do mar frescos, ingredientes locais e apresentações criativas. Em ambiente sofisticado e descontraído, com jardim arborizado e mural de Bel Borba, o restaurante une culinária baiana contemporânea e compromisso com a sustentabilidade. A celebra os frutos do mar frescos e os ingredientes locais, criando pratos com sabores inusitados e apresentações criativas.
Serviço:
Bóia Cozinha do Mar
@boiarestaurante
Rua José Avena,01 – Horto Florestal – Salvador.
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 16h e das 18h30 às 23h; domingo, das 12h às 16h.
Reservas: (71) 99694-2630.
Restaurante Amado
o Amado, do chef Edinho Engel, com menu coassinado por Danilo Fernandes;
Serviço:
Restaurante Amado
@restauranteamado
Avenida Lafayete Coutinho, 660, Comércio.
Segunda a sábado, das 12h às 23h e domingo das 12h às 17h.
Tel (71) 99231-4660.
Casa de Tereza
Casa de Tereza, da chef Tereza Paim, destaca a cozinha brasileira e regional, resgatando raízes em pratos com sabor e aconchego familiar. No menu, a moqueca é o carro-chefe, com opções de peixe do dia, camarão, mista de camarão e peixe e até vegetariana. O ambiente é composto por quatro salas temáticas. A sala Galeria Yemanjá, por exemplo, tem mesas que foram pintadas por 11 artistas plásticos baianos.
Serviço:
Casa de Tereza
@casadetereza_
Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador.
Funcionamento: Segunda a quarta, das 12h às 23h; quinta a sábado, das 12h às 00h; e domingo, 12h às 22h.
Telefone: (71) 9 9170-6475.
Restaurante Preta
O Preta, na Ilha dos Frades, oferece um cardápio que celebra os sabores autênticos da Bahia. Voltado para a gastronomia com frutos do mar, o lugar disponibiliza ingredientes frescos e oriundos de produtores locais. O Preta Restaurante está situado em uma das praias mais limpas do planeta – detentora do selo Bandeira Azul, certificação ecológica internacional que reconhece praias e marinas que atendem a critérios rigorosos de qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental.
Serviço:
Ilha dos Frades
@restaurantepreta
Funcionamento:
de quarta a domingo e feriados, 12h às 17h.
Telefone: (71) 99326-7461 – apenas com reservas.
Rua dos canudos – Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Ilha dos Frades, Salvador, Bahia, Brasil 42505520
Vá conhecer cada um: Bares
Megiro Boteco
Megiro, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, aparece na 5ª posição, primeiro bar soteropolitano na lista, empatado com o Caledonia Whisky & Co., de São Paulo. O bar, localizado no Horto Florestal, é conhecido pela proposta descomplicada e criativa
Segundo a publicação, o bar propõe versões repaginadas de pratos tradicionalmente servidos em bares do estado há mais de meio século. Os destaques são sarapatel com polvo, moqueca de camarão, além de drinks como caipirinhas, batidinhas e uma bebida autoral, o Bahia Spritz, com Aperol e tangerina. Na parte dos doces, Lisiane se voltou para as sobremesas com que se deliciava na infância, durante as férias que passava com a família em Ilhéus, como pavê, pudim e queijadinha.
Serviço:
Megiro Boteco
@megiroboteco
Avenida Santa Luzia, 656, loja 12, Horto Florestal, Salvador.
Funcionamento: Terça e quarta-feira, das 17h às 23h, de quinta-feira a sábado, das 12h às 23h, e domingo, das 12h às 17h.
MiniBar Gem
MiniBar Gem, figura na lista, na 7ª colocação. Também criado pelo casal Lemos e Arouca, o estabelecimento trabalha com 13 coquetéis autorais feitos com ingredientes baianos. A revista destacou drinks como o Umbu Smash, feito com cachaça Origem, umbu, limão, açúcar e hortelã. No cardápio, o sonho de vatapá com peixe curado e mujjol e o minissanduba de camarão com fonduta de provolone chamaram atenção dos críticos.
Serviço:
Mini bar Gem
@minibargem
Alameda das Algarobas, 74 – Caminho das Árvores, Salvador – BA, 41820-500
Funcionamento: terça a sábado, das 18:30h às 23h.
Telefone: 71 99202-4587
Purgatório Bar
o Purgatório, speakeasy comandado pelo bartender Jonatan Albuquerque, segue consolidando seu reconhecimento. Comandado pelo bartender Jonatan Albuquerque, o bar foi recentemente incluído pela segunda vez entre os Top 500 Bars do mundo, e, em agosto, Jonatan fez sua estreia como guest bartender internacional, em Lima, no Peru. O bar na Pituba tem uma carta de drinques inspirada na clássica Divina Comédia, do autor italiano Dante Alighieri, e menu “enxuto” assinado pelo chef Edu Moraes.
Serviço:
Purgatório Bar
R. Alexandre Herculano, 45 – Pituba, Salvador – BA, 41810-395
Horário de Funcionamento: de quarta a sábado, a partir 19h.
Instagram: @purgatorio.bar
Contatos:Telefones: (71) 9 8343-2622
WhatsApp: (71) 9 8343-2622
Email: purgatoriossa@gmail.com
Pirambeira Bar
O Pirambeira Bar, novo projeto do mesmo grupo do Purgatório se destaca pela criatividade em petiscos como o Kibexinha (kibe com coxinha) e o Rabo com Rabo (rabada desfiada em massa crocante), perfeitos para acompanhar o chope. No almoço, oferece clássicos brasileiros e regionais, como feijoada e fumeiro com feijão tropeiro.
Serviço:
Pirambeira Bar
Instagram: @pirambeira.bar
Rua Guillard Muniz, nº 629 – Pituba
Funcionamento: às quartas e quintas, das 17h à 0h; às sextas, das 17h à 1h; aos sábados, das 14h à 1h; e aos domingos, das 14h às 22h.
Bar Velho Espanha
Fechando a lista, está o tradicional Velho Espanha, verdadeiro ícone da boemia local que reforça a conexão entre a coquetelaria contemporânea e a herança cultural da cidade. Com 107 anos de história nos Barris, o boteco centenário também se destaca pela programação musical constante e pelo cardápio de inspiração baiana, com petiscos como a Alegria dos Barris (fumeiro com purê de banana-da-terra) e o Dique do Tororó (escondidinho de brócolis).
Serviço:
Bar Velho Espanha
Instagram: @velhoespanha
Rua General Labatut, 38, Barris, Salvador.
Funcionamento: Segunda, quarta e quinta das 15h à 0h. Sexta das 15h à 1h. Sábado das 10h à 1h. Domingo das 10h à 0h.