Bahia se consolida como destaque no Nordeste
Você, cruzeirista, que chega em alto estilo a bordo de um navio, já sendo abençoado pela Baía de Todos-os-Santos, prepare-se para ser seduzido pela hospitalidade e pela riqueza cultural desta cidade ancestral.
A temporada de cruzeiros marítimos 2025/2026 na Bahia teve início oficial em 8 de outubro de 2025, prometendo um período de intensa movimentação turística e econômica no estado. Com a previsão de 76 escalas em portos baianos até 29 de abril de 2026, a Bahia reafirma-se como o principal destino de cruzeiros da região Nordeste.
Um destino atraente: Salvador e suas novidades
Ao desembarcar em Salvador, os visitantes são recebidos com um receptivo acolhedor, que inclui música e a energia contagiante da cidade. A proximidade do terminal náutico com o Centro Histórico permite que os turistas explorem facilmente pontos turísticos como a Praça Maria Felipa, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, a Cidade da Música da Bahia, entre outros.
Para os cruzeiristas de primeira viagem, as novidades da temporada são muitas. Bem próximo ao terminal dos navios estão a Arena da Capoeira e o Monumento dedicado a Maria Felipa. Dentro do Mercado Modelo, encontra-se a Galeria Mercado, e logo em frente está a Casa das Histórias de Salvador. Já na Cidade Alta, não deixe de conhecer o Palacete Tirachapéu, na Rua Chile, o MUNCAB — Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, o Museu da Misericórdia e a Casa do Carnaval da Bahia, no Pelourinho.
Se seu destino é a Cidade Baixa, ao visitar a Basílica do Senhor do Bonfim, aproveite para conhecer o novo Centro de Interpretação da Mata Atlântica, o Sagratto Café Bar e, na hora do almoço, não deixe de ir ao Novo Porto da Lenha.
A experiência cultural e histórica oferecida pela cidade é um grande atrativo, despertando nos visitantes o desejo de retornar para estadias mais longas. O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, ressalta a importância do crescimento da movimentação náutica para o desenvolvimento econômico da cidade e a oportunidade de mais pessoas conhecerem Salvador, que é o terceiro destino mais procurado do Brasil:
“O turista já desembarca mergulhando num verdadeiro choque cultural, envolvido por nossa história, arquitetura e identidade. A maioria dos cruzeiros permanece apenas durante o dia. Assim, os visitantes têm a chance de vivenciar um pouco da nossa cultura, da nossa gastronomia e da nossa hospitalidade. Mesmo aqueles que não contratam pacotes turísticos específicos acabam vivenciando uma experiência única, que traduz toda a essência e a beleza da nossa cidade. E o mais interessante é que essa experiência desperta o desejo de voltar, mas, dessa vez, para ficar mais dias e viver Salvador por completo”
Spa, adega climatizada e restaurantes internacionais
O navio de luxo Elegance Scenic Eclipse foi o responsável por inaugurar a temporada no Porto de Salvador. Considerado um dos cruzeiros mais sofisticados do mundo, o Scenic Eclipse trouxe 228 passageiros em uma experiência exclusiva de expedição. A embarcação se destaca por suas suítes com varanda privativa e serviço de mordomo 24 horas, seis restaurantes internacionais, adega climatizada, bar de champanhes e uma cozinha interativa. Além do luxo, o navio também é notável por sua tecnologia e sustentabilidade, utilizando um sistema de propulsão híbrido que reduz emissões e ruídos.
Após a chegada do Scenic Eclipse, outros grandes navios são aguardados. O MSC Preziosa tem previsão de atracar em Salvador em 21 de outubro, com 4.345 turistas. O Costa Diadema, com capacidade para 4.947 passageiros, será o responsável por encerrar a temporada no estado.
Rotas e destinos
As 76 escalas previstas para a Bahia serão distribuídas entre Salvador (58 escalas) e Ilhéus (18 escalas). A capital baiana também será ponto de partida para novas rotas de expedição, como o itinerário do navio SH Vega, que seguirá rumo ao litoral sul da Bahia.
Impacto econômico e número de visitantes
A expectativa é que a nova temporada supere os números do ano anterior, que registrou 75 atracações e cerca de 253 mil passageiros. Para o ciclo 2025/2026, somente em Salvador, são esperados mais de 198 mil visitantes. A estimativa é que cada cruzeirista deixe uma média individual de R$ 816,56 durante sua parada na capital baiana, injetando aproximadamente R$ 174 milhões na economia local. Este montante aquecerá diversos setores, como gastronomia, transporte, comércio e serviços turísticos e culturais.