Este ano terá corredor de luz inédito e decoração ampliada no Centro Histórico
O Centro Histórico de Salvador será o palco principal da programação oficial do Natal Salvador 2025. De 5 de dezembro a 6 de janeiro do próximo ano, a região será tomada por desfiles, apresentações musicais, vilas natalinas e uma cenografia especial para que soteropolitanos e turistas curtam os festejos.
O tema do Natal oficial da Prefeitura neste ano será “Natal de Luz na Cidade que Brilha o Ano Inteiro”, e quem prestigiar a programação encontrará diversos atrativos para as famílias em tradicionais pontos do Centro Histórico. Uma das principais novidades é que a Avenida Sete de Setembro ganhará um corredor de luz com cascatas laterais, em um percurso de 1,3 km, entre a Casa D’Itália e a Praça Castro Alves.
E se a programação natalina de Salvador está especial, terá também um encerramento grandioso neste ano. No dia 26 de dezembro, o cantor Roberto Carlos sobe ao palco da Arena Canto da Cidade para uma apresentação que marca o fim do Natal Luz 2025.
O show gratuito acontece um dia antes do início oficial do Festival Virada Salvador, que reúne grandes atrações na orla da Boca do Rio durante o Réveillon. Considerado um dos artistas mais populares do país, Roberto Carlos retorna à capital baiana com um espetáculo que promete emocionar o público, conectando simbolicamente a cidade à tradição afetiva que o cantor mantém com os brasileiros no Natal e no Ano Novo.
Programação:
Uma celebração para toda família
Foi criado um Natal com identidade baiana, com a cara do soteropolitano e com uma parada natalina especialmente linda. Serão mais de 100 milhões de microlâmpadas espalhadas pelas decorações.
A Praça do Poeta, principal acesso ao circuito natalino, terá cortina de LED no Palácio dos Esportes e no estacionamento. Ao entrar pela Rua Chile, o público se deparará com um túnel de som e luz com quase 400 metros de extensão e mais de 25 milhões de microlâmpadas, considerado o maior corredor contínuo do Brasil.
Além disso, na Praça Thomé de Souza, serão montados uma vila de artesanato, o Palco Duomo, paisagismo temático e a chamada “Casa Submersa”, cenografada especialmente para o evento.
A Praça da Sé, por sua vez, ganhará túnel de bambu, praça de alimentação, árvore interativa e presépio na Cruz Caída, enquanto o Terreiro de Jesus receberá iluminação cênica nas igrejas, peças instagramáveis, Casa do Papai Noel e shows de laser. Os festejos terão patrocínio da Coca-Cola.
Outra novidade será o Globo de Natal, uma réplica gigante dos globos decorativos tradicionais, que funcionará como espaço instagramável no Cruzeiro de São Francisco (Pelourinho), com efeitos especiais e iluminação temática.
Rua Chile: cortejo com carros alegóricos
A tradicional Parada Natalina contará com apresentações saindo da Rua Chile em direção ao Terreiro de Jesus, com quatro carros alegóricos, cerca de 800 figurantes e figurinos temáticos que reforçarão o simbolismo do nascimento de Cristo.
Casarões e museus do Centro: corais, orquestras e artistas
Além disso, estão previstos: sacadas musicais, com apresentações em casarões e museus do Centro; Palco Anunciação, na Praça Municipal, com apresentações de corais, orquestras e artistas locais; Palco Esperança (no adro da Igreja de São Pedro dos Clérigos) com corais de escolas municipais; Rua Encantada, ocupada por artistas de rua.
Praça Thomé De Souza: programação infantil
Na Praça Thomé De Souza acontece o Baile Infantil, no foyer da Prefeitura.
Missas campais
Complementam a lista missas campais na Catedral Basílica e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.
Vilas natalinas
Por fim, duas vilas natalinas serão montadas na Praça da Sé e no Santo Antônio Além do Carmo, com coretos de madeira, quermesse com opções de artesanato, gastronomia e arena infantil.
Fortalecimento ao turismo
O evento também deve reforçar Salvador como destino turístico. O Natal Luz é uma das principais programações de final de ano na cidade, com ações culturais, iluminação especial e apresentações musicais em diversos pontos, com destaque para o Centro Histórico de Salvador.
Segundo dados da Prefeitura de Salvador, iniciativa tem incentivado o retorno dos soteropolitanos à região e impulsionado o turismo local. Somente em 2024, mais de 1,7 milhão de pessoas visitaram o centro durante o período natalino — número que inclui milhares de turistas que aproveitaram o evento para conhecer as transformações urbanas e culturais da cidade, reforçando Salvador como um dos principais destinos turísticos do país.
Para atender ao público que visitar a programação, a Prefeitura montará um esquema de segurança com pórticos de acesso, planos de mobilidade e medidas de acessibilidade. Além disso, a decoração de Natal será levada para diversos bairros como forma de descentralizar a iniciativa pela cidade.
Saiba mais sobre a programação do Natal oficial da cidade
Adaptação do texto de Rodrigo Aguiar e Thiago Souza/ Secom PMS
A Prefeitura lançou a programação oficial do Natal Salvador 2025, todos os detalhes foram divulgados pelo prefeito Bruno Reis, pela vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, e pelo diretor de Iluminação Pública (Dsip), Ângelo Magalhães.
“A decisão de trazer o Natal para o Centro Histórico, nos últimos anos, se confirmou como mais do que acertada. Houve diversos benefícios, primeiro, para o soteropolitano retornar ao centro da cidade. Ano passado, mais de 1,7 milhão de pessoas vieram para cá, coisa que há muito tempo não ocorria. Também atraiu milhares de visitantes e turistas que, por conta do evento, tiveram a oportunidade de conhecer as transformações que estão ocorrendo em Salvador, e que com certeza saíram daqui se programando para voltar outras vezes”, destacou o prefeito.
Já a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, falou sobre estratégia de divulgar a programação natalina ainda em setembro para fomentar o turismo.
“Isso não é à toa, é com intencionalidade e em conversa com o trade turístico para que a gente possa atrair gente do Brasil inteiro. Sabendo da nossa programação, desse Natal lindo, as pessoas vão ter tempo para se organizar, de comprar passagens de avião, de ônibus, de reservar hotel. É importante continuarmos nesse processo, de ter atrações turísticas e equipamentos, mas, sobretudo, de momentos como o Natal, o Réveillon, o Carnaval, o São João, fazendo com que a rua da cidade seja para todos”, pontuou.
A Parada Natalina parte da Rua Chile rumo ao Terreiro de Jesus com carros alegóricos, figurinos temáticos e centenas de figurantes. A programação inclui sacadas musicais, palcos com corais e artistas locais, Rua Encantada, Baile Infantil, missas campais e o Globo de Natal, instalação instagramável no Pelourinho. Duas vilas natalinas completam o circuito, na Praça da Sé e no Santo Antônio Além do Carmo, com gastronomia, artesanato e atrações infantis.
“É uma festa que realmente mexe com as famílias, que traz momentos de renovação e de reflexão. Tiramos o Natal de um local consolidado, que era o Campo Grande, e aí naturalmente ficaram as dúvidas, as desconfianças de trazer os festejos para o Centro Histórico, berço da nossa cidade. Criamos um Natal com a nossa identidade, com a cara do soteropolitano e com uma parada natalina bastante linda. Serão mais de 100 milhões de microlâmpadas espalhadas nas decorações”, pontuou o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães.
Impactos
O Natal Salvador movimentará diversos setores da economia local. Estão previstos mais de 3,8 mil postos de trabalho diretos e 4,9 mil indiretos, além da participação de 2,5 mil artistas, 40 expositores, 40 guias de turismo, 25 restaurantes, 40 lojas e 18 instituições. Mais de 250 ambulantes cadastrados terão espaço garantido no circuito.


