Projeto reúne convidados, clássicos da música baiana e encontros que
misturam memória, música e afeto
Há três verões embalando o público, o projeto ‘Roda de Samba Reggae’, da cantora Marcia Castro, reafirma Salvador como um lugar onde música e memória caminham juntas. Criado na capital baiana, berço do samba reggae e da trajetória da artista, o projeto leva a musicalidade da Bahia para além, reunindo convidados diversos, novos arranjos e encontros que traduzem a energia do verão soteropolitano.
Inspirado em um repertório afetivo da artista, o ‘Roda de Samba Reggae’ vai além de uma homenagem a grandes nomes da música baiana. É um convite para reviver sentimentos, referências e histórias que atravessam gerações.
“Muita influência do Olodum. Minhas primas iam toda terça-feira pra quadra do Olodum e voltavam cantando as músicas. Então essa música baiana sempre esteve muito presente na minha trajetória”, conta Marcia.
Essa conexão aparece no repertório, que mistura músicas autorais da artista com clássicos que marcaram não só a história do samba reggae, mas também da axé music. Canções como ‘Selva Branca’, sucesso de Chiclete com Banana, ‘Árvore’ e ‘Malandrinha’, consagradas na voz de Edson Gomes, convidam o público a cantar e dançar junto.
Com o tempo, essa roda cresceu e se transformou em um espaço de encontro entre diferentes vozes e sonoridades. No palco, já passaram artistas como Edson Gomes, Sarajane, Gerônimo e Daniela Mercury, além de Liniker, Mariene de Castro e a cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, reforçando a diversidade musical que atravessa o samba reggae e o projeto.
O Carnaval de Marcia Castro
Apaixonada pelo Carnaval de Salvador, Marcia Castro vive a festa dentro e fora dos palcos. Desde a adolescência, ela mantém uma relação próxima com a folia, seja cantando ou vibrando nas ruas como foliã.
“O Carnaval de Salvador tem algo muito especial, que é o imprevisível. Eu me deixo levar pelo que vai acontecer. Sempre que posso, estou ali vivendo a festa, porque isso também alimenta a música que a gente faz”, afirma.
Nessa temporada, o Roda de Samba Reggae ocupa diferentes espaços da cidade e cria encontros entre público, território e celebração. As próximas edições passam pela Casa Rosa, pelo Santo Antônio Além do Carmo, pela Praia da Paciência, em uma celebração gratuita a Iemanjá, e pelo Largo da Saúde.
Uma festa leve, dançante e cheia de identidade. A cara do verão, do Carnaval e da música que nasce nas ruas de Salvador. Para acompanhar a programação completa, acompanhe a nossa agenda e fique ligado em @marciacastroart.
Confira a entrevista completa:


