Salvador Capital Afro apresenta: Mulheres Negras em Movimento
Apresentações, exibições de filmes, shows e outras atividades em diversos bairros da cidade.
Salvador será atravessada por uma programação multilinguagem, descentralizada e articulada com os territórios, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, o Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador, além do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (25 de julho), reconhecendo a potência criadora, cultural e política das mulheres negras da cidade. Para celebrar a data, entre os dias 17 e 27 de julho de 2025, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará a primeira edição do Circuito Mulheres Negras em Movimento.
O lançamento do evento é nesta quinta-feira (17), na Praça Maria Felipa, no Comércio, a partir das 17h, e será realizado por Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), ao lado da secretária da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, e demais gestores municipais. A abertura terá ainda uma apresentação do grupo Filhas do Som, em parceria com o projeto Periferia do Futuro, e um pocket show das Ganhadeiras de Itapuã.
A ação foi formada com curadoria coletiva, conectando cultura, lazer, memória, economia criativa e políticas públicas de equidade racial e de gênero. A programação especial Mulheres Negras em Movimento integra o conjunto de ações do programa Salvador Capital Afro, voltada para valorização da mulher negra soteropolitana. Atividades formativas, apresentações, exibições de filmes, shows e outras atividades envolvendo mulheres negras artísticas e empreendedoras irão acontecer em diversos bairros da cidade, como Cajazeiras, Ribeira, Subúrbio, Novo Horizonte, Centro Histórico, Águas Claras e outros.
A culminância será no domingo, dia 27, com a ocupação da Praça Maria Felipa e os equipamentos culturais situados no Distrito Criativo do Comércio — Casa das Histórias de Salvador, Auditório Makota Valdina (localizado na Casa das Histórias de Salvador), Cidade da Música da Bahia, Galeria Mercado, Memorial Maria Odília — ao longo do dia inteiro. A programação inclui Roda de Mulheres Capoeiristas, Encontro de Tambores Femininos, homenagem a Maria Felipa, Slam, Feira de empreendedoras negras, espaço infantil e shows.
Saiba mais sobre o projeto
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DICIC), apresenta o Circuito Mulheres Negras em Movimento, que integra a agenda estratégica do programa Salvador Capital Afro. Mais do que uma programação pontual, trata-se de uma ação estruturante, planejamento transversal e modelo de governança colaborativo.
Parcerias: A programação é uma construção coletiva, orquestrada pela Secult, envolvendo diversos setores internos da secretaria e Prefeitura, além de articulação com organizações da sociedade civil e agentes culturais relacionados ao tema.
Saiba mais sobre a data: No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Municipal da Mulher Negra (Lei n° 7440/2008), Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra ( Lei nº 12.987/2014) e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (estabelecido em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana).
Programação completa: de 17 a 27 de julho de 2025
17/07 QUINTA – ABERTURA
Evento: Lançamento e Abertura da Programação
Horário: 17h
Local: Monumento Maria Felipa
Presença de representantes institucionais: Isaura Genoveva – Secretária SEMUR; Fernanda Lordelo – Secretária SPMJ; Ivete Sacramento Gabinete Salvador Capital Afro – SECULT; Ana Paula Mattos – Vice-Prefeita e Secretária SECULT.
Intervenção Artística: Filhas do Som part. Periferia do Futuro + Pocket Show Ganhadeiras de Itapuã.
DE 18 A 26.07 – QUINTA A SÁBADO
Atividades formativas, apresentações, exibições de filmes, shows e outras atividades envolvendo mulheres negras artísticas e empreendedoras irão acontecer em diversos bairros da cidade, como Cajazeiras, Ribeira, Subúrbio, Novo Horizonte, Centro Histórico, Águas Claras e outros.
27/07 DOMINGO – ENCERRAMENTO
Período: das 8h às 20h
Local: Praça Maria Felipa, Comércio
Espaços: Feira de empreendedoras negras; Espaço infantil; Espaço de autocuidado.
Programação:
Roda de mulheres capoeiristas;
Encontro de tambores;
Homenagem a Maria Felipa;
Slam;
Aulão de dança
Roda de samba
Show de Larissa Luz e Convidadas
Atenção: os detalhes serão divulgados em breve. Veja programação completa neste link.