Salvador Capital Afro apresenta: Mulheres Negras em Movimento

Apresentações, exibições de filmes, shows e outras atividades em diversos bairros da cidade.

Salvador será atravessada por uma programação multilinguagem, descentralizada e articulada com os territórios, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, o Dia Municipal da Mulher Negra em Salvador, além do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra (25 de julho), reconhecendo a potência criadora, cultural e política das mulheres negras da cidade. Para celebrar a data, entre os dias 17 e 27 de julho de 2025, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará a primeira edição do Circuito Mulheres Negras em Movimento.

O lançamento do evento é nesta quinta-feira (17), na Praça Maria Felipa, no Comércio, a partir das 17h, e será realizado por Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), ao lado da secretária da Reparação (Semur), Isaura Genoveva, e demais gestores municipais. A abertura terá ainda uma apresentação do grupo Filhas do Som, em parceria com o projeto Periferia do Futuro, e um pocket show das Ganhadeiras de Itapuã.

A ação foi formada com curadoria coletiva, conectando cultura, lazer, memória, economia criativa e políticas públicas de equidade racial e de gênero. A programação especial Mulheres Negras em Movimento integra o conjunto de ações do programa Salvador Capital Afro, voltada para valorização da mulher negra soteropolitana. Atividades formativas, apresentações, exibições de filmes, shows e outras atividades envolvendo mulheres negras artísticas e empreendedoras irão acontecer em diversos bairros da cidade, como Cajazeiras, Ribeira, Subúrbio, Novo Horizonte, Centro Histórico, Águas Claras e outros.

A culminância será no domingo, dia 27, com a ocupação da Praça Maria Felipa e os equipamentos culturais situados no Distrito Criativo do ComércioCasa das Histórias de Salvador, Auditório Makota Valdina (localizado na Casa das Histórias de Salvador), Cidade da Música da Bahia, Galeria Mercado, Memorial Maria Odília —  ao longo do dia inteiro. A programação inclui Roda de Mulheres Capoeiristas, Encontro de Tambores Femininos, homenagem a Maria Felipa, Slam, Feira de empreendedoras negras, espaço infantil e shows.

Saiba mais sobre o projeto

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DICIC), apresenta o Circuito Mulheres Negras em Movimento, que integra a agenda estratégica do programa Salvador Capital Afro. Mais do que uma programação pontual, trata-se de uma ação estruturante, planejamento transversal e modelo de governança colaborativo.

Parcerias: A programação é uma construção coletiva, orquestrada pela Secult, envolvendo diversos setores internos da secretaria e Prefeitura, além de articulação com organizações da sociedade civil e agentes culturais relacionados ao tema.

Saiba mais sobre a data: No dia 25 de julho, é celebrado o Dia Municipal da Mulher Negra (Lei n° 7440/2008), Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra ( Lei nº 12.987/2014) e Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (estabelecido em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana).

Programação completa: de 17 a 27 de julho de 2025

17/07 QUINTA – ABERTURA

Evento: Lançamento e Abertura da Programação
Horário: 17h
Local: Monumento Maria Felipa
Presença de representantes institucionais: Isaura Genoveva – Secretária SEMUR; Fernanda Lordelo – Secretária SPMJ; Ivete Sacramento Gabinete Salvador Capital Afro – SECULT; Ana Paula Mattos – Vice-Prefeita e Secretária SECULT.
Intervenção Artística: Filhas do Som part. Periferia do Futuro + Pocket Show Ganhadeiras de Itapuã.

DE 18 A 26.07 – QUINTA A SÁBADO

Atividades formativas, apresentações, exibições de filmes, shows e outras atividades envolvendo mulheres negras artísticas e empreendedoras irão acontecer em diversos bairros da cidade, como Cajazeiras, Ribeira, Subúrbio, Novo Horizonte, Centro Histórico, Águas Claras e outros.

27/07 DOMINGO – ENCERRAMENTO

Período: das 8h às 20h
Local: Praça Maria Felipa, Comércio
Espaços: Feira de empreendedoras negras; Espaço infantil; Espaço de autocuidado.

Programação:
Roda de mulheres capoeiristas;
Encontro de tambores;
Homenagem a Maria Felipa;
Slam;
Aulão de dança
Roda de samba
Show de Larissa Luz e Convidadas

Atenção: os detalhes serão divulgados em breve. Veja programação completa neste link.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *