Exposição da Casa das Histórias de Salvador é destaque na maior feira de arte contemporânea da América Latina. “Floresta de Infinitos” concorre ao prêmio Melhores do Ano da SP-Arte, iniciativa que destaca as 20 principais exposições realizadas em museus e instituições culturais do Brasil em 2025.

Termina nesta quarta-feira (19) o prazo para a escolha dos vencedores do prêmio, e a votação é online. Para participar, basta acessar este link e registrar voto na quarta opção “Casa das Histórias de Salvador – Floresta de Infinitos”, única representante baiana entre as 20 indicadas.

A exposição reúne 16 artistas e apresenta a primeira remontagem da instalação criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana para a 35ª Bienal de São Paulo em 2023. Floresta de Infinitos propõe um caminho que articula arte, natureza e ancestralidade por meio de diferentes linguagens. A curadoria é de Heráclito, Marcelo Campos, Thaís Darzé e Santana.

Esta será a 21ª edição da SP-Arte, reunindo mais de 200 expositores no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Visitação na Casa das Histórias de Salvador

Exposição da Casa das Histórias de Salvador – prêmio Melhores do Ano da SP-Arte. Fotos Gabriel MartinsCHS.

Ainda dá tempo de visitar a exposição baiana que concorre ao prêmio. Em cartaz na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio, as visitas podem ser realizadas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h (entrada até as 16h). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser comprados na bilheteria do espaço cultural ou na plataforma Sympla. O acesso é gratuito às quartas-feiras.

A CHS é um equipamento cultural da Prefeitura de Salvador e gerida pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional com a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult).

Arte, natureza e ancestralidade


Exposição da Casa das Histórias de Salvador – prêmio Melhores do Ano da SP-Arte. Fotos Gabriel MartinsCHS.

Aberta no começo de novembro, a exposição Floresta de Infinitos, uma experiência imersiva que convida o público a adentrar territórios de espiritualidade, arte e ecologia, e marcou a abertura do Novembro Salvador Capital Afro 2025, iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Esta exposição amplia o conceito inaugural da obra e traz novas conexões com forças ligadas às entidades africanas, afro-brasileiras e indígenas. O resultado é uma travessia poética que entrelaça ancestralidade, território e espiritualidade para refletir sobre as urgências ecológicas do presente, como o desmatamento, a crise climática, a extinção de espécies e as violações contra os povos da floresta.

A instalação reverencia os guardiões da floresta – humanos e não humanos – que sustentam a continuidade da vida. São homenageadas figuras como Chico Mendes, Dom Phillips, Bruno Pereira, Mãe Stella de Oxóssi, Joãozinho da Goméia, Mãe Edna e Mãe Mirinha de Portão, além de seres e presenças simbólicas como o Rio Doce, a perereca-verde-de-fímbria e o pássaro peito-vermelho-grande. É um território simbólico onde humanos e não humanos, vivos e ancestrais, resistem juntos contra o extermínio.

Travessia sensorial

O visitante é convidado a adentrar uma mata simbólica onde luz, som e aroma criam um ambiente de tempo suspenso e deslocamento do olhar, do espaço expositivo ao território do axé, do invisível e do encantamento.

As 60 obras que compõem a mostra expandem essa floresta em múltiplas linguagens e temporalidades. Pinturas, esculturas, fotografias, performances e arte digital evocam a presença dos orixás, das forças da natureza e das memórias ancestrais que habitam o corpo e a terra. Entre artistas consagrados e novas vozes da cena contemporânea, emergem narrativas que reativam cosmologias afro-indígenas e relembram a urgência ambiental. Cada obra amplia a dimensão do sagrado, convidando o visitante à escuta dos saberes da mata e a reconhecer também a floresta e o infinito que há dentro de si.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *