Festival celebra 10 anos do título da UNESCO com shows, intercâmbios e celebração da força criativa da capital baiana
Destaque para o espetáculo inédito da Orquestra Afrosinfônica e convidados
Salvador se prepara para viver uma grande celebração musical entre os dias 25 e 27 de outubro, quando o Distrito Criativo do Comércio se transforma em um imenso palco para a primeira edição do Festival Internacional Salvador Cidade da Música — evento que marca os 10 anos do título de Cidade Criativa da Música, concedido pela UNESCO.
O festival nasce com o propósito de ampliar e fortalecer as conexões entre as cidades que integram a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, promovendo intercâmbio, diversidade e cooperação entre artistas, instituições e públicos. A cada edição, Salvador se tornará palco de encontros únicos, consolidando-se como um polo global onde a música se conecta, se mistura e se renova. Em 2025, participam artistas da cena independente das cidades de Kingston (Jamaica), Valparaíso (Chile) e Recife (Brasil).
O evento faz parte do Programa Cidade da Música, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e integra o calendário especial que celebra a década de reconhecimento internacional. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em estimular o mercado da música e fortalecer a economia criativa local.
“Salvador sempre foi reconhecida por sua riqueza musical. Com o título de Cidade da Música, assumimos o compromisso institucional de cuidar, investir e planejar políticas públicas baseadas nesse potencial criativo”, destaca a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.
A primeira atração divulgada é o show inédito da Orquestra Afrosinfônica, sob direção artística do maestro Ubiratan Marques, que reúne grandes nomes da música baiana: Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.
Construído como um percurso histórico-musical, o espetáculo revisita diferentes momentos da música em Salvador, ressaltando sua diversidade, potência criativa e impacto cultural. A proposta conduz o público por uma viagem estética que evidencia a cidade como berço de gêneros, sonoridades e movimentos que marcaram o Brasil e o mundo.
“Estamos fazendo um recorte dos movimentos que deram fundamento para diversos segmentos da música de Salvador e da Bahia. O show é uma homenagem à cidade a partir da música”, afirma o maestro Ubiratan Marques.
Além do palco principal e do palco alternativo (Pranchão) na Praça Maria Felipa, o público poderá vivenciar uma experiência completa, com food trucks, painéis temáticos, masterclasses e mentorias no Cidade da Música e na Agência Califórnia (Doca 1).
As ações formativas do festival são uma realização da SECULT, em parceria com a ONErpm e a ABRAMUS, reunindo profissionais e agentes do setor para discutir temas como gestão de carreiras, direitos autorais, inovação e novos modelos de negócio na música.
Com essa programação, Salvador reafirma seu protagonismo global e sua força criativa, unindo tradição, inovação e diversidade para projetar o futuro da capital baiana.
Serviço
Festival Internacional Salvador Cidade da Música
Programação gratuita
Data: 25 a 27/10/2025
Ações formativas:
25 e 27/10 – Cidade da Música na Bahia e Agência Califórnia (Doca 1)
Programação musical
26/10 – Praça Maria Felipa
13h às 20h30