Núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,4% em fevereiro, enquanto o avanço anual nessa leitura foi de 3,8% menor que os 3,9% do mês anterior

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,4% em fevereiro, ante taxa de 0,3% em janeiro, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta terça-feira (12) pelo Departamento do Trabalho americano. Ante fevereiro do ano passado, a inflação ficou em 3,2%, subindo em relação aos 3,1% do mês anterior.

O dado de fevereiro veio dentro do esperado, uma vez que o consenso LSEG de analistas projetava variação de 0,4% na leitura mensal e inflação de 3,1%  na base anual.

O núcleo da inflação, que desconsidera as variações de preços de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,4% em fevereiro (a mesma variação de janeiro), enquanto o avanço anual nessa leitura foi de 3,8% menor que os 3,9% do mês anterior.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Segundo o Departamento do Trabalho, o indicador de inflação sofreu pressão dos preços de habitação (“shelter”), com alta de 0,4%, e da variação da gasolina (+3,8%). Combinados, esses dois índices contribuíram com mais de 60% da alta mensal do CPI.

O índice de energia subiu 2,3% ao longo do mês, enquanto o índice de alimentos ficou inalterado (0,0%) em fevereiro, assim como a alimentação no domicílio. O índice de alimentação fora de casa subiu 0,1% ao longo do mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *