Pesquisa da S&P Global mostrou avanço do indicador, de 52,8 em janeiro para 54,1 em fevereiro, por conta de melhoria na demanda interna; pedidos de exportação, no entanto, caíram novamente

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil avançou de 52,8 em janeiro para 54,1 em fevereiro e atingiu assim o maior patamar em 20 meses, informou nesta sexta-feira (1) a S&P Global. O valor principal também ficou bem acima da média de longo prazo do indicador, de 50,6.

Segundo Pollyanna De Lima, diretora associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, foram registrados aumentos mais expressivos nos pedidos às fábricas e na produção, o que até agora é um bom sinal para o desempenho do primeiro trimestre.

“Dados mostraram que o excelente desempenho das empresas nas vendas foi alcançado principalmente por uma melhoria na demanda interna, uma vez que os pedidos para exportação caíram a uma taxa mais acentuada”, ponderou em nota

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Segundo ela, a maior parte da deterioração nas vendas internacionais se concentrou na América do Sul, embora os participantes da pesquisa também tenham observado enfraquecimentos na Europa, no Japão e nos EUA.

“Com as empresas dispostas a buscar fornecedores alternativos para reduzir os atrasos nas entregas, os prazos ficaram praticamente estáveis em fevereiro. Isso colaborou para a primeira expansão nos estoques de insumos em seis meses e refreou um pouco as pressões sobre os custos”, explicou.

Ela disse ainda que, apesar dos aumentos mais acelerados nos custos de insumos e nos preços dos bens finais, as taxas de inflação permaneceram moderadas e consideravelmente abaixo daquelas registradas em 2022. “Isso é um bom prognóstico para novos cortes na taxa básica de juros nos próximos meses.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *