Para quem viaja pela culinária local
Para muitos, a comida é uma maneira de se conectar com a cultura local, explorando os sabores, aromas e tradições culinárias que fazem parte da identidade de um destino. As viagens gastronômicas têm se tornado uma das formas mais populares de turismo, especialmente em 2025, e os destinos que oferecem uma rica experiência gastronômica estão se tornando mais procurados.
Esse tipo de turista ganhou até um nome: “Foodies” amantes da gastronomia em inglês. Para esses viajantes, a culinária local não é apenas parte da experiência de viagem; é o evento principal. Do orçamento às recomendações de restaurantes, a comida impulsiona seus planos de viagem. De acordo com o Relatório de Tendências da Hilton de 2025, depois das acomodações, as experiências gastronômicas serão a próxima maior prioridade do orçamento de viagens em 2025.
As viagens gastronômicas em Salvador incluem visitas a mercados de peixe, restaurantes de moqueca, e até mesmo experiências com chefs especializados em culinária baiana, a tradições da refeição baiana. E é claro que o Visit Salvador da Bahia preparou uma lista para os “Foodies”, sejam visitantes ou moradores que curtem “turistar” em sua própria cidade.
Gastronomia e literatura: um prato cheio
A cozinha de Jorge Amado e Zélia Gattai
Casa do Rio Vermelho. Foto: Fábio Marconi
A Casa do Rio Vermelho, última residência onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, é um memorial riquíssimo sobre a vida e a obra desse admirável casal, que levou a literatura da Bahia para o mundo.
A cozinha da casa é um dos pontos altos da visita, com destaque para a presença da cozinheira Dadá, figura importante na vida gastronômica de Jorge Amado. A exposição apresenta as receitas favoritas do escritor. No espaço — repleto de cestarias, gamelas e o aroma de pimenta fresca — o visitante assiste a três vídeos em que a famosa cozinheira baiana prepara pratos dos livros de Jorge Amado. Para saboreá-los ao vivo, basta ir ao Pelourinho, onde fica o restaurante Sorriso da Dadá.
Quando estiver pela casa lembre-se: O prato predileto de Vadinho era moqueca de siri-mole; Pedro Archanjo era ótimo cozinheiro, “sua moqueca de arraia considerada sublime“; Dona Laura, mulher do comandante Dário, faz uma moqueca de peixe para recepcionar Tieta, no seu regresso para Santana do Agreste; Gabriela era autora de moquecas inesquecíveis.**
Serviço:
Casa do Rio vermelho
@casadoriovermelho
R. Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-620
Contato: (71) 99626-1036 ou (71) 3104-4659
Nota: ** trechos retirados do livro de Paloma Jorge Amado Costa – A Comida Baiana de Jorge Amado ou Livro de cozinha de Pedro Archanjo com as merendas de Dona Flor.
Tours gastronômicos
Um “passeio-aula”:
Faça uma experiência gastronômica afetiva com a Chef Paloma Zahir, em que ela recebe os convidados em sua cozinha localizada no Centro Histórico para preparar e degustar de forma conjunta um prato tradicional da cidade, conversando sobre os ingredientes e sua relação com a memória afro-brasileira.
Imersão completa:
Faça o Rolê – “Sabores da cidade”, parte de uma série de 11 roteiros de passeios com experiências afrocentradas em Salvador. Tem estimativa de quatro horas de duração e passa por pontos de visitação como: Feira de São Joaquim, Memorial das Baianas de Acarajé e Museu da Gastronomia. Todo o material digital do Guia de Afroturismo está disponível no link linktr.ee/roleafro.
Evento de culinária popular e afetiva:
O ator Jorge Washington transformou uma tradição familiar no projeto Culinária Musical (@culinariamusicalafrochefe), que une gastronomia popular e cultura afrobaiana. Com mais de 30 anos no Bando de Teatro Olodum, ele lançou o evento em 2017 e já realizou mais de 80 edições. Fique de olho nas redes sociais para saber a data da próxima, já que ocorre o ano todo. Saiba mais neste link.
Entre outros pratos, o afrochef é conhecido por sua moqueca de carne de sertão. Em entrevista ao jornal Correio 24h, em 2023, Jorge conta que seu repertório culinário é formado por pratos como esta moqueca e outros de sua memória afetiva, que via sua mãe, dona Georgina, preparar lá na Liberdade.
“Eu olhava mainha fazendo uma moqueca de marisco com mamão verde que era uma comida dos deuses e eu pratico essas receitas”, recorda Jorge
Para entender as diversas influências culturais semeadas em Salvador, você precisa conhecer o Museu da Gastronomia Baiana e o Memorial das Baiana de acarajé.
Espaços culturais
Museu da Gastronomia Baiana

Museu da Gastronomia. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Pioneiro no Brasil e na América Latina, o Museu da Gastronomia Baiana tem como missão informar, valorizar e divulgar a culinária da Bahia, destacando sua diversidade cultural e étnica como base da cozinha brasileira.
O prédio da exposição de longa duração é o primeiro ponto de contato com o visitante e abriga as muralhas de Santa Catarina, um importante marco arqueológico da cidade de Salvador. O Restaurante SENAC Pelourinho é parada obrigatória, com um cardápio que reflete a diversidade das matrizes étnicas da culinária baiana, incluindo influências das cozinhas da África Ocidental, da África Austral; da África Mediterrânea – Magrebe –, que também é formadora das cozinhas ibéricas (Portugal e Espanha), e, ainda, dos milenares sistemas alimentares dos povos indígenas.
Serviço:
Museu da Gastronomia Baiana
Praça José de Alencar, 13/19 – Largo do Pelourinho, Salvador – BA, 40026-280, Brasil
Contato: (71) 3324-8101
museu.gastronomia@ba.senac.br
Restaurante Escola Sesc Senac Pelourinho
Largo do Pelourinho, 13 – Centro Histórico
Funcionamento: Todos os dias das 11h30 às 15h30
O Memorial das Baianas de Acarajé

Museu das Baianas. Pelourinho, Salvador, Bahia. Foto: Amanda Oliveira.
Também é uma oportunidade para conhecer o Memorial das Baianas de Acarajé, no Centro Histórico, um espaço dedicado à história e à tradição do ofício das baianas de acarajé – reconhecido como patrimônio imaterial pelo IPHAN e pela UNESCO. O visitante encontra, por exemplo, adereços, artesanatos e alguns instrumentos gastronômicos utilizados por elas, uma maneira de salvaguardar o oficio, com a ideia de mostrar para a população e para os visitantes como é, como começou e até onde está indo a questão da profissão da baiana de acarajé, com fotos, objetos, indumentária e dois vídeos.
Serviço
Memorial das Baianas de Acarajé
Instagram: @abam_nacional
Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares
Endereço: Cruz Caída, Praça da Sé – Pelourinho, Salvador – BA, 40301-155
Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 16h.
Telefone: (71) 3322-9674
Restaurantes organizados por tipo de “Foodies”
Os Viajantes Gastronômicos: uma boa refeição e uma foto
Para os que planejam suas viagens em torno de experiências culinárias. Querem os melhores restaurantes próximos a pontos turísticos.
Dona Mariquita Casa de Veraneio
Av. da França s/n – Comércio, Salvador, Bahia, Brasil cep 40.010.010
Funcionamento: De terça a domingo, de 12h às 17h
Reservas e dúvidas no (71) 992325451
A mesma história do @donamariquita com vista para a Baía de Todos os Santos
Perto: Cidade da Música da Bahia; Mercado Modelo; Galeria Mercado; Elevador Lacerda, entre outros.
Encantos da Maré
Rua Teodósio Rodrigues de Faria, 27 – Bonfim
Funcionamento: Terça a domingo das 11h às 18h
Perto: Igreja do Bonfim
Boca de Galinha
Rua Almeida Brandão, 58A – Plataforma
Funcionamento: Sextas, sábados e domingos das 11h30 às 17h30
Perto: Acervo da Lage. @acervodalaje
Gero Salvador
Dentro do Hotel Fasano. Praça Castro Alves, 5 – Centro Histórico
Perto: Praça Castro Alves; MUNCAB; Palacete Tirachapéu; Elevador Lacerda
Axego Restaurante e Bar
R. J Castro Rabelo, 16 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-180
Funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 17h
No coração do Pelourinho
Cuco Bistrô
Largo do Cruzeiro de São Francisco, 6 – Pelourinho
Funcionamento: De segunda a sábado das 11h às 22h
Domingos das 11h às 18h
Perto: MAFRO; Cravinho; Catedral Basílica Primacial do Salvador
Barraca da Helenita – Restaurante
Horário: aberto dos os dias, das 11h às 22h
(Bomfim) Av. Beira Mar, 2830 – Ribeira, Salvador – BA, 40415-055. Novo Porto da Lenha.
(Ribeira) R. da Pedra Furada, 231 – Ribeira, Salvador – BA, 40420-530.
Perto: Igreja do Bonfim; Novo Porto da Lenha
Curtição de Garfo e Faca:
Para os que gostam de compartilhar suas experiências gastronômicas, mas querem um programa completo: com passeio, praia e diversão.
Restaurante Preta
R. Cláudio Leal Borges, 22 – Ilha dos Frades
Funcionamento: De quarta a Domingo das 12h30 às 17h
Diversão: passeio de barco e praia com Bandeira Azul.
Axé Pelô | Point do Feijão da Quênia
Funcionamento: de Domingo a Domingo.
Telefone: 71 98675-0979
Diversão: Som ao vivo toda segunda-feira (Samba do cozido)
Boteco do França
Rua Borges dos Reis, 24-A – Rio Vermelho
Funcionamento: Funcionamento: Segundas, terças e quartas, das 12h às 02h. Quinta, das 12h às 02h. Sextas e sábados, das 12h às 03h. Domingos, das 12h à 01h.
Diversão: antes ou depois da praia. Antes ou depois da noitada.
Blue Praia Bar
Barro Vermelho, 310 – Rio Vermelho
Funcionamento: Segunda, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo: 9h às 18h. Terça-feira: fechado.
Diversão: de frente pro mar; programação musical
Café e Cana – Restaurante e Bar
@cafeecana
R. do Carmo, 25 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador, Bahia, Brasil 40301-380
Funcionamento: Domingo, segunda, quarta e quinta, das 12h às 22h.S exta e sábado, das 12h às 23h.
Esses são os horários de fechamento da cozinha. A casa fecha 1h depois. Terça-feira casa fechada.
Diversão: Um fervo. Ocupa uma esquina onde outros bares queridinhos entre moradores e turistas também são vizinhos.
Os Conectores de Sabores:
Para os foodies que veem a comida como uma forma de conexão social, e que apreciam a troca cultural através da gastronomia e restaurantes onde os moradores da cidade também amam ir.
Ré-Restaurante Dona Suzana
R. da Conceição da Praia, 1294-1490 – Comércio
Funcionamento: Todos os dias das 11h às 17h
Sabor da Moqueca
Fazendo moqueca desde 2002
Tv. Pastor Geraldo Souza, s/n – São Rafael, Salvador – BA, 41301-110
Av. São Rafael – Cond. Moradas do Campo II
Av. Prof Pinto de Aguiar – Em frente ao estádio de Pituaçu
Telefone: (71) 3393-8182
Boteco da Mari
Tv. Bela Vista de Tubarão, 34 – Paripe, Salvador – BA, 40800-023
Telefone 71 98456-2921 / (71) 98180-8809
Varanda Tropical
Instagram: @varandatropicalofc
R. dos Tamarindeiros da Penha, n° 01 – Ribeira, Salvador – BA, 40420-610
Funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 18h
Restaurante Pôr do Sol
Solar Do Unhão Próximo ao Museu do MAM – R. Des. Castelo Branco de Baixo, 3A – Centro, Salvador – BA, 40060-060
Telefone: (71) 99645-7039
Bar Da Mônica
Gamboa de baixo – R. Barbosa Leal, N°31 – Gamboa de baixo, Salvador – BA, 40060-245
Localização neste link.
Sugestão: vá pelo mar. Existem barqueiros na praia do Solar do Unhão que fazem este trajeto.
Bar Velho Espanha
Instagram: @velhoespanha
Rua General Labatut, 38, Barris, Salvador.
Funcionamento: Segunda, quarta e quinta das 15h à 0h. Sexta das 15h à 1h. Sábado das 10h à 1h. Domingo das 10h à 0h.
Os Apreciadores do Paladar:
Para aqueles que estão sempre em busca de novos sabores, chefs premiados, que buscam aprofundar seus conhecimentos e harmonizações, em experiências gastronômicas inovadoras.
Bóia Cozinha do Mar
@boiarestaurante
Rua José Avena,01 – Horto Florestal – Salvador.
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 12h às 16h e das 18h30 às 23h; domingo, das 12h às 16h.
Reservas: (71) 99694-2630.
Megiro Boteco
@megiroboteco
Avenida Santa Luzia, 656, loja 12, Horto Florestal, Salvador.
Funcionamento: Terça e quarta-feira, das 17h às 23h, de quinta-feira a sábado, das 12h às 23h, e domingo, das 12h às 17h.
Omí
Dentro do Fera Palace. Rua Chile, 20 – Centro Histórico.
Funcionamento: Segunda e Terça: Fechado. Quarta a sábado: Das 12h às 15h e das 19h às 23h. Domingo: Das 12h às 17h
Origem
Alameda das Algarobas, 74 – Pituba
Funcionamento: De terça a sábado das 19h às 23h
Restaurante Manga
@mangarestaurante
Rua Professora Almerinda Dultra, 40, Rio Vermelho, Salvador.
Funcionamento: De terça a sexta, no jantar; sábado, no almoço e no jantar.
Terça a sexta das 19h às 22h30. Sábados das 12:30 às 15h e das 19h às 22h30
Reservas: WhatsApp: (71)98461 3012