Chegue em Salvador com a benção de Todos os Santos a curta a cidade com alegria, segurança e muito axé

Querido cruzeirista,

Seja muito bem-vindo ao paraíso! E tá chegando em alto estilo, né, pai? A bordo de um navio, já sendo abençoado pela Baía de Todos-os-Santos. Então sinta a brisa do mar que vem dessas águas calmas e cristalinas, e deixe a energia de Salvador invadir sua viagem. Bora curtir essa Bahia arretada!

Já que “nessa cidade todo mundo é d’ Oxum”, saiba que aqui a felicidade é lei e a amizade é o que não falta. Você está prestes a vivenciar uma terra ancestral, um espetáculo de cultura, história, belas praias e claro, muita música, naquela mistura de axé, reggae, samba e afoxé. Não deixe de experimentar a culinária baiana e entenda: o acarajé é rei, a moqueca é rainha, e a fila que se forma em frente ao tabuleiro da baiana é, na verdade, ponto de encontro.

Então, se adiante! Sua estadia vai ser massa, cheia de descobertas e experiências inesquecíveis. Desejamos que Salvador te inspire e te emocione, como faz com todos que têm a felicidade de vivenciar sua magia. Tamo junto nessa Temporada de Cruzeiros em Salvador 2023/2024. Bora aproveitar tudo!

Axé

Cuidado é sempre bom

Primeiramente, todo mundo sabe que Salvador é massa, mas se ligue para não sair tirando onda com sua câmera, joias ou carteira de vacilo por aí, porque pode ser barril dobrado.

A cidade é cheia de opções de lazer, desde as praias paradisíacas até os pontos históricos, que vão te deixar de queixo caído. Mas fique de olho nos lugares mais movimentados, evitando a muvuca e, se precisar, dê uma conferida se a PM ou a Guarda Municipal tá por perto. É tranquilo, mas só pra garantir sua própria segurança durante sua visita.

Se sentir algo esquisito, se plante! Não reaja, mas não coma reggae. Procure os responsáveis e conte o que rolou e, dependendo, se pique do problema, porque pode ser barril!

Outra dica massa é sair sempre com o telefone de um brother, porque se tentarem te dar um migué, já sabe, né, pai?

Tenho certeza de que, seguindo essas orientações, seu rolê por Salvador vai ser pura diversão e tranquilidade.

E se precisar de uma força, anote esses números que podem ser úteis e bora aproveitar os reggaes de Salvador.

Glossário de Baianês – Guia para Curtir Salvador:

Tô ligado: Eu entendi, estou ciente.
Reggae: Festa dos mais variados tipos.
Bora: Vamos.
Dar ideia: Dar um conselho ou sugestão, expressar sua opinião.
Largar o doce: Falar a verdade.
É massa: É legal pra caramba.
Se ligue: Preste atenção, esteja atento.
Tirar onda: Se achar, exibir-se.
De vacilo: Desatento, sem cuidado.
Muvuca: Aglomeração, multidão.
Na moral: Por favor. De boa.
Se plante: Fique atento.
Não comer reggae: Não se intimidar.
Se pique: Vá embora.
Barril: Uma situação complicada.
Barril dobrado: Uma situação duplamente complicada.
Brother ou “bróder”: Amigo ou pessoa de confiança.
Migué: Mentira, lorota, conversa fiada.
Rolê: Passeio.
Axé: Significa força de realização, poder e desejo de felicidade.
“Nessa cidade todo mundo é de oxum”: parte da música ”É D’Oxum”, de autoria do cantor e compositor baiano Gerônimo Santana.

Cata a quantidade de dicas que a gente reuniu pra você

Se você gosta de festa, a cidade de Salvador é o local certo de se estar neste verão. Nos próximos meses, um calendário recheado de shows, festas, festivais, cortejos e tradicionais lavagens toma conta dos dias e noites das ruas, praças, casas de entretenimento e largos da capital baiana. Sem falar que são 12 dias de festas, praticamente sem parar, contando desde o 2 de Fevereiro, passando pelo pré-Carnaval e o Carnaval, até a Quarta de Cinzas. Programe-se para viver este calendário intenso neste link.

Bares, restaurantes, praias, agenda cultural e muito mais

No portal Visit Salvador da Bahia, você encontra sugestões de experiências por toda cidade, com bares, restaurantes, pontos turísticos e muito mais. Também temos roteiros diversos, com listas perfeitas para todos os tipos de visitantes. Se você gosta de matérias imersivas sobre a cultura local, seu lugar é no nosso Blog. Não deixe de acessar nossa agenda cultural repleta de eventos, ensaios, festas, shows e exposições.

Rumpilezz Funfun no Passo

Está rolando música na 1ª sexta-feira de cada mês, na lendária Escadaria da Igreja do Passo, no Centro Histórico de Salvador. Até abril de 2024, o comando será da Orkestra Rumpilezz que se apresenta gratuitamente, sempre às 19h. A cada show, a Orquestra estará saudando os orixás “funfun”, vestindo nosso tradicional figurino branco e celebrando a música, a trajetória e os sonhos do nosso saudoso maestro, Letieres Leite. No repertório, um grande passeio por todos os álbuns autorais da orquestra, visitando, também, obras de outros grandes artistas da música brasileira, como Moacir Santos e Dorival Caymmi. Saiba tudo neste link.

Cole no Centro

Ele está de volta: Gerônimo Santana no show “Pagador de Promessas”! Toda última terça-feira do mês, às 19h, na Escadaria do Passo, ele se apresenta acompanhado da banda Mont Serrat, animando o público com sucessos da carreira do cantor e compositor, além de releituras. Saiba mais neste link.

Cortejos de blocos afros nas ruas do Pelourinho

Para você que ama os cortejos dos blocos afros de Salvador, fique sabendo que, a partir de outubro de 2023, tem apresentações regulares de vários grupos pelas ruas do Pelourinho. Mais informações neste link. Veja a programação:

Sábados – Banda Didá
A animação nos sábados fica a cargo da banda Didá, que se apresenta às 16h na Rua Maciel de Cima, 19.

Domingos – Filhos de Gandhy
Já nos domingos, a programação tem show e cortejo dos Filhos de Gandhy, com saída da sede do bloco, na Rua Maciel de Baixo, 53, às 16h.

Segunda-feira – Cortejo Afro
O Cortejo Afro agita o “segundou”, com apresentações, a partir das 16h, na sede situada na Rua Santa Isabel, 6, no Pelourinho.

Quarta-feira – Muzenza
O grupo Muzenza dá início ao cortejo na sede do bloco, na Rua das Laranjeiras, 22, na quarta-feira, a partir das 16h, e depois ganha as ruas do Pelourinho.

Quinta-feira – banda d’A Mulherada
No dia seguinte, quinta-feira, e no mesmo horário, a banda d’A Mulherada se reúne na sede da instituição, na Rua do Tesouro, 39, e segue em desfile pelo Centro Histórico.

Museus e equipamentos Culturais

E já coloque logo na agenda: está na cidade a exposição “Um Defeito de Cor – Itinerância Salvador”, que marca a reinauguração do Muncab – Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira. Com curadoria de Ana Maria Gonçalves, Marcelo Campos e Amanda Bonan, a exposição, baseada no livro homônimo de Gonçalves, está dividida em dois pavimentos do museu, que contam a jornada de Kehinde desde a sua terra natal na África, às suas andanças pelo Brasil, e apresenta cerca de 370 obras de mais de 100 artistas, presentes no Muncab até março de 2024. Saiba mais sobre o museu neste link.

Conheça alguns dos equipamentos culturais de Salvador:

Cidade da Música da Bahia, no Comércio. Mais informações neste link.
Casa do Carnaval, Pelourinho. Mais informações neste link.
Casa do Rio Vermelho. Mais informações neste link.
Espaço Carybé, no Forte São Diogo, Porto da Barra. Mais informações neste link.
Espaço Pierre Verger, Forte Santa Maria, Porto da Barra. Mais informações neste link.
Memorial Dois de Julho, Largo da Lapinha, s/n – Liberdade. Mais informações neste link.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *