Experiências únicas que conectam os viajantes à vibrante cena musical local

Em 2025, o Turismo Musical transcendeu a definição de um nicho para se consolidar como um movimento global. Este fenômeno está remodelando a forma como cidades e regiões atraem visitantes, geram receita e, crucialmente, constroem e solidificam suas identidades culturais. Mais do que simplesmente viajar para assistir a shows de artistas favoritos, o Turismo Musical é uma imersão profunda no DNA sonoro de um destino, conectando viajantes às cenas musicais locais e às pessoas que as moldam.

Salvador, a capital baiana, é com certeza um dos destinos mais musicais do Brasil. Em 2016 foi reconhecida pela UNESCO como Cidade da Música, Salvador foi a primeira cidade brasileira a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO no segmento musical.

É nesse contexto que surge ‘The Hidden Gems of Music Tourism‘ (As Joias Escondidas do Turismo Musical), um guia de viagem inovador focado em apresentar os melhores destinos musicais para explorar. O guia internacional, que reúne 40 roteiros musicais pelo mundo, destacou Salvador como um dos destinos imperdíveis. A cidade ganhou um roteiro exclusivo de um dia, onde a lista de sugestões propõe experiências autênticas que conectam viajantes à riqueza da cena musical local, revelando a identidade cultural da capital baiana ao mundo.

Veja as sugestões para um dia em Salvador:

Espaços Culturais de Salvador. Cidade da Música da Bahia. Foto acervo Visit Salvador da Bahia.

O roteiro proposto para Salvador é uma imersão cultural e musical que começa na Cidade da Música da Bahia. Este equipamento cultural é um berço de grandes artistas da MPB, samba-reggae, pagode, axé e tantos outros gêneros e ritmos que marcam a identidade musical do estado e do país. Em outubro de 2023, este equipamento ganhou o prêmio internacional “Music Cities Awards” na categoria “Melhor Iniciativa de Turismo Musical” em uma cerimônia nos Estados Unidos.

Em seguida, o Elevador Lacerda leva os exploradores à Casa do Carnaval da Bahia, um espaço que oferece uma jornada musical, visual e sensorial pelas festividades, a essência da cultura popular, a sociedade e a formação de identidades. Para o almoço, a sugestão do guia internacional é o restaurante Mãe Comida Afetiva, localizado no terraço, que proporciona uma vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos, acompanhada de música ao vivo e um cardápio inspirado em receitas de família e na gastronomia ancestral da Bahia.


Casa do Carnaval – coleções, Foto: Fábio Marconi

A tarde no Pelourinho é dedicada a experiências percussivas. Oficinas de percussão afro e de dança podem ser encontradas na região, assim como ensaios com a Banda Didá, criada em 1993 e reconhecida como a primeira banda afro-percussiva feminina do Brasil. O grupo já se apresentou com o Olodum, que oferece uma vivência musical marcada pela fusão de diferentes sons e ritmos. Em 2023, a Didá também foi uma das atrações do evento de Beyoncé em Salvador, durante a turnê Renaissance, participando da festa Club Renaissance.

Para completar a imersão, o roteiro do catálogo ‘The Hidden Gems of Music Tourism‘ recomenda assistir às apresentações do Projeto PRADARRUM. Idealizado pelo mestre Gabi Guedesreferência da percussão na Bahia —, o projeto nasceu do desejo de preservar, difundir e valorizar a musicalidade dos terreiros de candomblé, inspirado nos ritmos ancestrais da diáspora. Por meio dos toques e sons dos tambores, além de cursos e oficinas, o PRADARRUM encanta ao propor uma nova forma de vivenciar a música de terreiro, sem ferir nem expor o sagrado.

Outros Destinos Destacados

Além de Salvador, o catálogo The Hidden Gems of Music Tourism 2025 inclui uma vasta lista de cidades ao redor do mundo, reforçando a abrangência global do turismo musical. Entre elas estão:

Anchorage, Anguilla, Auckland, Baku, Beirute, Bogotá, Bristol, Buffalo, Ilha de Cape Breton, Casablanca, Cluj-Napoca, Dubai, Dublin, Fayetteville, Halifax, Hamilton, Havana, Istambul, Lima, Londres, Macon, Mbabane, Melbourne, Memphis, Cidade do México, Miami, Montreal, Monterrey, Norrköping, Riade, São Paulo, San Juan, Shelby, Manchester, Paris, Shillong, Tóquio, Ulaanbaatar, Viena.

Dica de Hospedagem: Casa Di Vina


Casa di Vina. Memorial. Foto Amanda Oliveira.

Para os viajantes que buscam uma experiência de hospedagem diferenciada em Salvador, o roteiro destaca o Boutique Hotel Casa Di Vina, localizado no bairro de Itapuã. Este charmoso hotel, que também funciona como restaurante e memorial, foi a antiga residência do poeta e músico Vinícius de Moraes e de Gessy Gesse, oferecendo uma conexão especial com a história e a cultura local.

Endereço: Rua Flamengo, 44, Farol de Itapuã, Salvador, Bahia, Brazil 41635-480



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *