Salvador Criativa: ocupando as ruas da cidade
A Prefeitura lançou nesta terça-feira, dia 12 de agosto, o Salvador Criativa, programa para impulsionar políticas culturais e a economia criativa da capital. A iniciativa estrutura ações já existentes e propõe novos caminhos para o desenvolvimento do setor, com foco em três eixos: Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado.
A agenda inclui festas populares, festivais, seminários e feiras que buscam não apenas entreter, mas também ampliar o acesso à cultura em espaços públicos, promovendo experiências coletivas.
Uma das novidades é a realização da 1ª edição do projeto Viver Salvador já a partir do próximo domingo (17), quando o bairro do Comércio, no trecho entre o Doca 1 e o Mercado Modelo, será fechado para atividades culturais, recebendo espaço kids, apresentações de samba, hip hop, capoeira, feira de economia criativa, stand up paddle, vela e canoagem. Projetos como o Festival Virada Salvador, o Salvador Capital Afro, entre outros, integram esse eixo, buscando ocupar a cidade ao longo do ano.
O Viver Salvador promove o calendário cultural e estimula vivências afetivas na cidade por meio da ocupação dos espaços públicos. O projeto transforma as ruas da cidade em grandes espaços de convivência, arte, cultura, lazer e esporte, convidando toda a família a viver e ocupar Salvador.
Anota na agenda!
Com periodicidade quinzenal, o Viver Salvador começa no bairro do Comércio — território histórico em processo de revitalização — e se estenderá a outros bairros, sempre valorizando as vocações locais e os talentos de cada região. No Comércio, o projeto se soma a outras ações estratégicas para consolidar o bairro como Distrito Criativo, gerando oportunidades para artistas, empreendedores e trabalhadores da economia criativa, além de dinamizar o espaço urbano.
A primeira edição será realizada dia 17 de agosto, das 7h às 17h30, com o fechamento de uma via da Avenida da França para receber ativações para toda a família, como bicicletas, pula-pula e outras atividades recreativas. A programação começa com atividades esportivas e de saúde, incluindo um aulão aberto de Yoga com a instrutora Thais Khoury, aulas de canoagem e stand up paddle (SUP), acompanhadas de um café da manhã gratuito servido até às 10h.
O DOCA1 se transformará em um espaço infantil, recebendo pela manhã o show da influencer mirim Marcela Jardim e o FitDance Kids; à tarde, será a vez do espetáculo Nariz de Cogumelo e da banda Canela Fina. O local contará ainda com uma instalação interativa do projeto Baleia Jubarte — uma réplica de 15 metros que promete encantar as crianças — além de jogos, pintura facial, contação de histórias e outras atividades lúdicas.
Ainda na Avenida da França, o Palco do Hip Hop reunirá artistas da cena local e encerrará o dia com a Batalha de Rima do 3º Round, projeto que vem fortalecendo o movimento na cidade. O fundo do Mercado Modelo receberá uma feira de economia criativa com produtos de empreendedores locais, opções gastronômicas, espaço para capoeira e um pranchão com atrações musicais ao vivo. Resgatando a tradição do bairro, o Beco do Samba, na Rua da Grécia, será ocupado com mesas de samba das 11h às 16h.
O Viver Salvador é um convite para passar o dia inteiro celebrando a cidade — música, dança, gastronomia, esporte, lazer e saúde reunidos em um só lugar, de forma gratuita e para todos.
Veja a programação completa:
Viver Salvador – 1ª edição
Dia 17 de agosto de 2025, das 7h às 17h30
Avenida da França
Vai estar fechada para veículos, para receber ativações para toda a família, como bicicletas, pula-pula e outras atividades recreativas.
Atividades esportivas e de saúde:
Aulão aberto de Yoga com a instrutora Thais Khoury
Aulas de canoagem e stand up paddle (SUP)
Café da manhã gratuito servido até às 10h.
Palco do Hip Hop reunirá artistas da cena local e encerrará o dia com a Batalha de Rima do 3º Round, projeto que vem fortalecendo o movimento na cidade.
O DOCA1
Se transformará em um espaço infantil:
Pela manhã o show da influencer mirim Marcela Jardim e o FitDance Kids;
À tarde, será a vez do espetáculo Nariz de Cogumelo e da banda Canela Fina.
Instalação interativa do projeto Baleia Jubarte — uma réplica de 15 metros que promete encantar as crianças — além de jogos, pintura facial, contação de histórias e outras atividades lúdicas.
Mercado Modelo
O fundo do Mercado Modelo receberá uma feira de economia criativa com produtos de empreendedores locais, opções gastronômicas, espaço para capoeira e um pranchão com atrações musicais ao vivo.
Rua da Grécia
Resgatando a tradição do bairro, o Beco do Samba, na Rua da Grécia, será ocupado com mesas de samba das 11h às 16h.